DRE

Depois de alguns meses de negociações, foi hoje, 3 de agosto de 2016, publicado, no Diário da República, o novo Regulamento Geral e Específico das Zonas de Estacionamento Controlado do Concelho de Cascais. Uma nova regulamentação que conta com o contributo de vários cascalenses, de forma a responder às necessidades de todos os que moram, trabalham e visitam o concelho.

A sistemática recolha pela Cascais Próxima, de importante informação no sentido do melhoramento de algumas condições do espaço público e da mobilidade no mesmo, alertou assim para a urgência de se proceder a ajustamentos ao referido Regulamento, nomeadamente, no que diz respeito ao próprio conceito de residente.

Com a entrada em vigor destas novas normas, são equiparados a esta qualidade, em situações especiais, os proprietários de imóveis, inquilinos, e pessoas que cuidem de residentes que carecem de apoio de terceiros. Isto, desde que, cada uma das situações anteriormente mencionadas, sejam devidamente documentados e fundamentados, claro. E, para os residentes há ainda uma outra vantagem: embora se mantenha o valor dos emolumentos, foram abolidas as taxas anuais do 2º e 3º veículos.

Aos sábados, domingos e feriados, isentam-se de pagamento as ruas tarifadas das zonas residenciais.

No Regulamento Geral e Específico das Zonas de Estacionamento Controlado do Concelho de Cascais as alterações passam também pelo período horário tarifado no município, que anteriormente se iniciava às 8h, e agora passa a iniciar-se às 9h.

Para quem diariamente se desloca a Cascais para trabalhar este novo regulamento prevê uma taxa mensal para que possa estacionar na área de atividade comercial onde exerce.

E porque a autarquia é parceira dos empresários na promoção do comércio local, há soluções de estacionamento exclusivas para os comerciantes de Cascais, através de uma avença mensal, que promove, igualmente, a rotação de lugares na vila. De acordo com o novo regulamento, os comerciantes de Cascais podem também oferecer duas horas de estacionamento aos clientes, pagando apenas a primeira. A segunda é suportada pelo município.

Mas os benefícios da plataforma digital paySimplex não ficam por aqui. Na primeira utilização diária dos meios de pagamento eletrónico, o utente vai beneficiar de trinta minutos gratuitos e consecutivos, acrescidos aos que tenha pago, por matrícula.

Estas são algumas das alterações do Regulamento Geral e Específico das Zonas de Estacionamento Controlado do Concelho de Cascais para quem fica. Sob o mote “temos sempre soluções para si”, para quem vai, as soluções são outras mas também as há. Por isso, a pensar em quem viaja de comboio, muitas vezes por questões profissionais, o concelho de Cascais implementou novas zonas de estacionamento com tarifas máximas diárias de 1€.

Aprovada, com 28 votos, pela Assembleia Municipal de Cascais na sessão de 30 de maio de 2016, sob proposta da autarquia, a introdução deste conjunto de alterações vai ser posta em prática já a partir do dia de amanhã.

Para mais informações consulte aqui o novo Regulamento.